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Opinião

Não é normal que cliente pague por erro de negócio iniciante

JOSIMAR MELO
CRÍTICO DA FOLHA

Você já deve ter ido a restaurantes novos onde algo deu errado e ouvido a justificativa recitada na ponta da língua pelo maître ou gerente: "O senhor nos desculpe, mas é que abrimos há somente algumas semanas e ainda estamos fazendo ajustes".

E, com isso, espera-se que o público aceite a fieira de explicações (o pessoal ainda não está totalmente treinado, o cardápio completo ainda não chegou da gráfica, a adega climatizada ainda não foi entregue etc. etc.).

Bem, dá para entender. Mas não dá para aceitar. Se estão vendendo um serviço, e cobrando por ele o preço cheio, não faz sentido que o entreguem pela metade. É como comprar uma TV 3D que, ao ligar em casa, você vê que só transmite em duas dimensões -e ter que aceitar do fabricante a desculpa de que o produto é novo e ainda não suficientemente testado (sem receber o dinheiro de volta).

Em tese, se um restaurante (ou qualquer outro serviço) abre para o público e cobra seus preços normais, ele deveria estar funcionando plenamente. Como em muitos casos os proprietários se sentem inseguros com sua própria capacidade de abrir o negócio já redondinho, o recurso ao "soft opening" é bastante útil.

Só que ele tem que ser considerado como um período realmente de exceção. Ou é restrito a amigos, e totalmente gratuito; ou, se já está aberto ao público, tem que ser como é habitual nos Estados Unidos: cobra-se menos, explicando aos clientes que é uma fase ainda sujeita a erros, quase de final de treinamento, e, portanto, o público que se sujeita a isso será recompensando com descontos significativos.

O que não dá é para considerar "normal" que um negócio iniciante abra cheio de erros, e que os clientes paguem por isso. Cobrar menos nesse período é uma recompensa -ou até mesmo uma indenização- a quem serve de cobaia para o empresário.

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