Índice geral Carreiras e Empregos
Carreiras e Empregos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Desktop

carreirasenegocios@grupofolha.com.br

Gringo ligado

ANDRÉ ZARA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A empresa Emprego Ligado foi criada com uma ideia simples: ajudar os trabalhadores das classes C, D e E a encontrar vagas de trabalho usando apenas mensagens SMS de celular.

Três americanos, que se conheceram na Universidade Standford, em 2003, notaram o potencial desse mercado. No ano passado, vieram para o Brasil com a ideia de explorar negócios voltados para essas classes. "Percebemos que havia uma lacuna na área de recursos humanos para esse público", diz o cofundador Jacob Rosenbloom, 31.

A esse time de empreendedores, juntou-se o brasileiro Danilo Assis, 38.

Até descobrirem que o uso do celular seria a melhor opção para atingir o público foram necessárias mil entrevistas com profissionais da zona norte de São Paulo e com 50 recrutadores.

Os empreendedores identificaram que os trabalhadores das classes mais baixas tinham dificuldade de encontrar vagas adequadas porque tinham pouco acesso à internet. Eles também diagnosticaram que as empresas queriam funcionários que morassem perto do emprego.

Com investimento inicial de R$ 450 mil, lançaram a plataforma em abril. O sistema envia mensagens para pessoas com o perfil adequado para a vaga e que moram próximo da empresa que contrata. São 15 mil profissionais cadastrados -30% participam de processos seletivos de 3 km a 5 km de suas casas.

A companhia já tem oito investidores nacionais e, nos próximos seis meses, espera chegar a 100 mil pessoas em seu banco de dados.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.