Índice geral Ciência
Ciência
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Análise

Floresta se recupera sozinha, mas não se sofrer distúrbios

PAULO BRANDO
ESPECIAL PARA A FOLHA

As secas de 2005 e 2010 reduziram em 1% a 2% os estoques de carbono das florestas da Amazônia, ao alterar a mortalidade e o crescimento de árvores. Parece pouco, mas pode ser o suficiente para mudar o clima global.

Sem distúrbios subsequentes, a floresta pode recuperar todo esse carbono liberado à atmosfera. O problema é que os distúrbios na Amazônia são cada vez mais comuns.

As florestas são resistentes a secas, podendo tolerar períodos de até quatro meses sem chuva. Mas há um limite para tal resistência. Todos que cuidam de um jardim sabem: sem água, as plantas morrem. Na Amazônia, o desafio é definirmos o que é uma falta d'água "perigosa".

De acordo com o artigo de Eric Davidson, alterações como a redução das chuvas poderiam transformar parte das florestas em uma vegetação mais baixa, menos diversa e mais inflamável. A redução do desmatamento, que causa secas, diminuiria o risco de tais transformações.

Infelizmente, as secas severas não ocorrem sozinhas, sendo acompanhadas por outros distúrbios, como o fogo.

Nas secas, áreas superiores às desmatadas podem queimar, principalmente se já foram exploradas pela madeira de forma não planejada. Ao contrário da seca, o fogo pode ser controlado localmente. Podemos ter o carvão e o álcool, mas sem um fósforo ninguém faz o churrasco.

Na Amazônia, a floresta vulnerável ao fogo não queimará sem uma fonte de ignição, que muitas vezes está associada ao desmatamento, manejo de pastagens ou incêndio intencional.

Talvez o ponto mais interessante do artigo seja a análise dos fatores que alteram o clima e a vegetação da Amazônia. O desafio é usar essas informações para conciliar a conservação da floresta com o aumento da produção de alimentos. Assim, podemos evitar a transferência para a atmosfera dos 100 bilhões de toneladas de carbono estocados nas florestas.

-

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.