Índice geral Ciência
Ciência
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Muhammad Ali participa de estudo contra Parkinson

Além de doar amostra de DNA, ex-lutador também é garoto-propaganda de campanha

DE SÃO PAULO

O ex-boxeador americano Muhammad Ali se juntou à campanha da empresa 23andMe-que faz sequenciamento genético privado- para conseguir amostras do DNA de dez mil pessoas com mal de Parkinson. Com essa base de dados, a companhia pretende fazer estudos para entender e combater a doença.

Além de ter doado seu material genético para a pesquisa, Ali -que teve o mal de Parkinson diagnosticado em 1984- também é estrela de um comercial que pretende atrair mais doadores.

Criado em 2009, o projeto da 23andMe já tem mais de 6.700 participantes com Parkinson cadastrados. O objetivo é chegar a dez mil para conseguir um banco de dados robusto que possa identificar alterações genéticas ligadas à doença.

Embora ainda esteja incompleta, a iniciativa já rendeu resultados. Em julho do ano passado, foram identificadas duas novas variações genéticas relacionadas ao Parkinson. O trabalho foi publicado na revista "PLoS Genetics". A empresa também achou um gene que pode ajudar na proteção contra o mal de Parkinson.

Pessoas que já tiveram o mal de Parkinson diagnosticado podem se cadastrar no site da empresa (www.23andme.com/pd) e pedir seu kit para doar.

Recolhe-se uma amostra de saliva, que é enviada pelo correio para o laboratório. Também é necessário preencher um questionário online.

O processo todo é grátis e o paciente ainda tem acesso para sempre aos serviços genéticos da 23andMe gratuitamente, avaliados em US$ 399, cerca de R$ 688).

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros