São Paulo, terça-feira, 01 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AERONÁUTICA

Viagem começou nos EUA e durará 66 horas

Milionário inicia volta ao mundo sem escalas sozinho num avião

DA REDAÇÃO

O milionário aventureiro Steve Fossett começou ontem, às 21h47 (horário de Brasília), a sua tentativa de se tornar o primeiro homem a dar a volta ao mundo num avião, sozinho e sem reabastecer a aeronave. Fossett, a bordo do seu GlobalFlyer, decolou da cidade de Salina, Kansas (EUA), e deve pousar no local 66 horas depois.
"Vou ser a epítome dos pilotos de testes", disse Fossett, 60, pouco antes da decolagem. "Tenho muito com o que me preocupar. É um grande empreendimento." Além do recorde de vôo sem paradas, Fossett vai tentar quebrar sete outros recordes da aviação, entre eles o vôo mais longo de um jato. O recorde atual é de 19,3 mil km e foi alcançado por um bombardeiro B-52 em 1962. O milionário já detém o título de primeiro homem a dar a volta ao mundo num balão de ar quente.
O diretor do controle da missão, Kevin Stass, disse que Fossett voaria para o leste, na direção de Chicago e do Canadá, cruzaria o Atlântico e depois a África, o Oriente Médio, a Índia, a China e o oceano Pacífico. Ele pretende voar a uma velocidade média de 462 km/h. O GlobalFlyer carregará 8.100 kg de combustível -um excedente de 15%, para compensar eventuais mudanças de tempo ou do plano de vôo, afirmou o engenheiro-chefe Jon Karkow.
Fossett deve se alimentar de milk-shakes. "Eu simplesmente fui até o supermercado e peguei um monte de sabores variados na prateleira", declarou ele.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Espaço: Japão quer estação na Lua e nave tripulada
Próximo Texto: Panorâmica - Recursos genéticos: Empresa usa árvore do AP em perfume
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.