São Paulo, terça-feira, 01 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPAÇO

Informação é de jornal local

Japão quer estação na Lua e nave tripulada

Associated Press/Agência Kyodo
Foguete japonês H-2A, levando satélite de comunicações, decola de Kanegashima, no sábado


DA REUTERS

A agência espacial japonesa está fazendo planos para o futuro do país no espaço que podem incluir vôos orbitais tripulados e uma estação tripulada na Lua.
O país retomou a confiança em seu programa espacial no sábado, quando colocou um satélite em órbita 15 meses após uma falha humilhante na última tentativa -o foguete que carregava o satélite então teve de ser explodido pouco depois do lançamento.
A falha foi particularmente doída por ter vindo logo após a China ter posto um ser humano no espaço. Na época, o Japão disse não ter intenções de imitar o plano.
O jornal Mainichi Shimbun afirmou ontem que a Jaxa (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão) tem o rascunho de um plano de longo prazo que inclui a construção de um veículo orbital semelhante ao ônibus espacial americano até 2025. Na mesma época, segundo o jornal, o país pretenderia iniciar a construção de uma base de pesquisas na Lua. Outros planos incluem o uso de satélites para enviar informações sobre desastres como maremotos diretamente a telefones celulares.
O Japão já há tempos desenvolve planos para naves tripuladas reutilizáveis, mas só fez até agora testes com modelos em escala reduzida. O país é o único representante asiático participando da ISS (Estação Espacial Internacional), projeto tripulado capitaneado pela Nasa (agência dos EUA), e terá um módulo-laboratório no complexo que será levado ao espaço pelo ônibus espacial americano.
O país recentemente reformulou toda a estrutura organizacional do programa espacial, extinguindo a antiga Nasda e centralizando todos os projetos na Jaxa.
Um funcionário da nova agência se recusou a comentar o possível conteúdo do plano, que deve ser finalizado no fim deste mês. "No entanto, não acredito que haja mudanças em nossa posição sobre vôos espaciais tripulados."
"Por mais desesperado que esteja em ser um jogador na corrida espacial, o Japão ainda tem muito a fazer", disse o jornal Asahi Shimbun ontem, em editorial.


Texto Anterior: Nova técnica pode tornar objeto invisível
Próximo Texto: Aeronáutica: Milionário inicia volta ao mundo sem escalas sozinho num avião
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.