São Paulo, quinta-feira, 01 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

MEDICINA

Pesquisadores fecham mapa genético de mais dois cromossomos do homem
Um esforço liderado por pesquisadores no Reino Unido e nos EUA encerrou o mapeamento genético de mais dois cromossomos humanos, o 13 e o 19. Essas estruturas enoveladas abrigam o DNA de todos os seres vivos superiores, com informações que podem ser vitais para entender o desenvolvimento e o aparecimento de doenças.
O cromossomo 19, cuja seqüência de DNA foi "soletrada" por Jane Grimwood e seus colegas do Centro do Genoma Humano de Stanford, na Califórnia, é o que contém a maior quantidade relativa de genes, ou seja, de áreas de DNA que especificam a composição de proteínas. Várias de suas regiões parecem ser importantes para problemas como diabetes, colesterol alto e distrofia muscular.
Já o cromossomo 13, decifrado pela equipe de Andrew Dunham, do Wellcome Trust (Reino Unido), tem uma das menores concentrações de áreas funcionais do genoma humano. Apresenta só 633 genes, contra quase 1.500 do 19. Mas nele também aparecem trechos de DNA associados ao câncer de mama (como o gene BRCA2) e a doenças mentais, como o distúrbio bipolar. Suas áreas "vazias" talvez sejam importantes na regulação de outros genes.
Antes dos dados divulgados hoje na revista "Nature", já haviam sido mapeados os cromossomos 20, 21, 22, 7, 14, 6 e Y.
(DA REUTERS)


Texto Anterior: Medicina: Vacina protege camundongo contra Sars
Próximo Texto: Espaço: Astronauta critica plano russo para ISS
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.