São Paulo, segunda-feira, 01 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PALEONTOLOGIA

Neandertais migraram quase até a China

DA FRANCE PRESSE

Os neandertais -espécie humana prima do Homo sapiens que se extinguiu há 28 mil anos-, migraram muito mais para o oeste do que se imaginava, sugere um novo estudo no site da revista "Nature".
Restos de neandertais já haviam sido encontrados da Espanha até o Usbequistão, que até agora era a fronteira leste da área ocupada pela espécie.
A nova análise de um fóssil antigo, porém, mostra que esse hominídeo chegou a habitar uma região até 2.000 km mais distante: uma área no sul da Sibéria, logo acima do limite oeste da China.
A descoberta foi feita por Svante Pääbo, do Instituto Max Planck para Antropologia Evolutiva, de Leipzig (Alemanha), com análise de DNA. A morfologia dos fósseis encontrados no local não era clara, e alguns pesquisadores ainda acreditavam que os ossos poderiam ser de Homo sapiens.

Texto Anterior: Península Antártica sofre degelo rápido