São Paulo, segunda-feira, 01 de outubro de 2007

Texto Anterior | Índice

GEOCIÊNCIAS

Ar com oxigênio surgiu mais cedo, diz estudo

DA REUTERS

Cientistas que analisaram rochas com até 2,5 bilhões de anos de existência afirmam ter colhido evidências de que o oxigênio se tornou abundante na atmosfera terrestre muito antes do que os geólogos imaginavam.
Uma análise química de rochas sedimentares primordiais do oeste da Austrália indica que esse elemento já estava se disseminando no ar 50 milhões a 100 milhões de anos antes do chamado Grande Evento de Oxidação. Sedimentos são capazes de registrar oxidação e outras reações químicas que ocorrem à medida que as rochas se formam.
Esse oxigênio primordial foi produzido via fotossíntese por cianobactérias, organismos simples que já habitavam o planeta na época e existem ainda hoje. A descoberta, feita por um grupo da Universidade do Estado do Arizona, está descrita em estudo na revista "Science".

Texto Anterior: Paleontologia: Neandertais migraram quase até a China