UOL


São Paulo, sexta-feira, 02 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GLOSSÁRIO

Células germinativas - Gametas (óvulos e espermatozóides), ou células capazes de gerar um novo organismo. Contribuem para o ovo ou zigoto com metade do jogo de cromossomos que caracteriza a espécie (a outra metade vem do gameta do sexo oposto, na fecundação).
Células somáticas - Todas as células de um organismo, com exceção das germinativas. Cada célula somática tem o jogo completo de cromossomos da espécie (46, no caso da espécie humana) organizado em pares.
Células-tronco - Mantêm a capacidade de se transformar em células especializadas de um tecido qualquer do corpo. Células-tronco da medula óssea de um adulto podem dar origem a células do sangue, por exemplo. Células-tronco de embriões podem se diferenciar em todos os tecidos (pluripotência), mas havia dúvida quanto a serem capazes de originar também células germinativas (totipotência).


Texto Anterior: Biotecnologia: Célula-tronco vira óvulo em placa de vidro
Próximo Texto: Resenha - Moacyr Scliar: O DNA explicado, bem explicado
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.