São Paulo, sábado, 02 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chefe da Nasa destoa de Bush e diz que mudança climática não é problema

DA REDAÇÃO

Desafinando da mudança no discurso do governo federal americano sobre o aquecimento global, o administrador da Nasa (agência espacial dos EUA), Michael Griffin, declarou que não tinha certeza se o aquecimento global era um problema. As declarações, à rádio NPR, suscitaram críticas de cientistas da agência.
"Eu não tenho dúvida de que o aquecimento -de que uma tendência ao aquecimento exista", disse o administrador. "Não tenho [é] certeza de que é justo dizer que esse seja um problema que nós devemos enfrentar", prosseguiu, emendando que seria "arrogante" assumir que o clima da Terra não mudará no futuro.
Além do momento infeliz -a entrevista foi ao ar no mesmo dia em que George W. Bush pedia metas contra as emissões de gases-estufa-, as declarações de Griffin têm um quê de ironia histórica: afinal, grande parte das pesquisas que mostram que o clima está mudando por influência humana foram e são feitas pela Nasa.
O primeiro grande alerta sobre a mudança climática perigosa foi dado ao Congresso dos EUA por um cientista da agência, James Hansen, em 1988.
Hansen, que já tinha tido seus pronunciamentos sobre clima censurados pela administração Bush, disse que quase caiu da cadeira com a entrevista do chefe: "Foi uma declaração escandalosa pelo nível de ignorância que demonstra em relação à situação atual".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Sudeste concentra mais fauna ameaçada, diz IBGE
Próximo Texto: Lula critica plano de Bush para conter o aquecimento global
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.