São Paulo, sexta-feira, 02 de outubro de 2009

Texto Anterior | Índice

HUMOR

Sutiã antiterrorismo ganha o Ig Nobel, o Nobel de gozação

DA REDAÇÃO

Um sutiã que se converte em duas máscaras de gás -uma para a usuária e outra para algum transeunte necessitado- foi um dos agraciados ontem pelo Ig Nobel, Nobel de gozação, dado a pesquisas "que fazem primeiro rir e depois pensar".
A cerimônia de premiação, na Universidade Harvard (EUA), contou com a presença de dez ganhadores do Prêmio Nobel de verdade.
O sutiã antiataque terrorista levou o Ig na categoria Saúde Pública. O útil acessório foi inventado por Elena Bodnar e dois colegas. E patenteado (sim, patenteado) nos EUA em 2007.
"Se um país ou território encara uma ameaça contínua de contaminação do ar, há necessidade de [os cidadãos] terem um acesso maior a máscaras protetoras", diz a descrição da patente.
O prêmio de Química foi dado a Miguel Apátiga, Javier Morales e Victor Castaño, da Universidade Nacional Autônoma do México. Eles descobriram que tequila branca aquecida a 850C é capaz de produzir uma película de diamantes.
Em Física, os agraciados foram os paleoantropólogos Kathy Whitcome e Daniel Lieberman. Eles mostraram, em 2007 na revista "Nature", que mulheres grávidas não caem para a frente porque toda mulher tem lordose.
Questionado sobre como se sentia ao receber o prêmio, Lieberman declarou: "Estou prenhe de alegria. Mas prestes a despencar".


Texto Anterior: Grupo acha o mais antigo esqueleto de ancestral humano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.