São Paulo, quinta-feira, 02 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Índice

EXPLORAÇÃO

Grupo fica na base Amundsen-Scott até sábado

Brasileiro atinge o pólo Sul e se prepara para fazer coleta de gelo

DA REDAÇÃO

A expedição terrestre enviada à Antártida numa parceria entre o Chile e o Brasil atingiu na noite de anteontem o destino final de sua longa jornada: o pólo geográfico Sul do planeta.
A equipe, composta por cientistas chilenos e pelo glaciologista Jefferson Cardia Simões, atingiu o objetivo por volta das 21h30 (horário de Brasília). O grupo foi recebido na base Amundsen-Scott e teve seu primeiro jantar feito de alimentos desidratados. O grupo ficará lá até sábado.
Ontem pela manhã, a temperatura estava em -28,1C, informou Simões. Mas a sensação térmica era muito pior, por conta dos ventos: -52C.
O grupo aproveitará a parada polar de quatro dias, usufruindo da infra-estrutura local, para realizar a manutenção do trator que os levou até o pólo, puxando um comboio de trenós.
A equipe também conduzirá coletas de testemunhos de gelo (ice cores) nas imediações da base, antes de tomar o caminho até Patriot Hills, na costa antártica, de onde haviam partiram rumo ao pólo em 13 de novembro.
No total, a jornada de Patriot Hills até o pólo geográfico teve 1.145 km, além de uma subida de mais de 2.000 metros. Em Patriot Hills, a altitude é de 800 m; no pólo, 2.850 m.
Todos os desdobramentos da expedição podem ser acompanhados via internet (www.ufrgs.br/nupac/travessia).


Texto Anterior: MT ainda deve perder 2 Bélgicas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.