São Paulo, quinta-feira, 02 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MT ainda deve perder 2 Bélgicas

DA REDAÇÃO

O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PPS), disse que seu Estado "tem espaço para crescer" em agricultura. Em entrevista à Folha, Maggi afirmou que espera que a área desmatada em Mato Grosso se estabilize em 40% do território. Para isso, no entanto, seria necessário desmatar uma área equivalente a duas Bélgicas.
"Mato Grosso tem, até agora, 32% do território aberto", afirmou o governador. "Para atingir as áreas que se quer abrir, a expectativa é que chegue a 40% [desmatados] e 60% como reserva."
Num território de 901,4 mil km2, os 8% restantes, que correspondem às terras apropriadas para atividade agropecuária que ainda estão cobertas com floresta ou cerrado, equivalem a cerca de 70 mil km2, mais que o dobro da área da Bélgica.
Maggi contestou declaração dada na última sexta-feira à Folha pelo secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA de que o sistema de licenciamento de propriedades rurais do Estado, campeão nacional de desmatamento, não esteja dando resultado.
"O sistema vem funcionando", disse. "Já lavramos aproximadamente 800 autos de infração."
Maior produtor de soja e terceiro maior rebanho do país, Mato Grosso é o campeão nacional de desmatamento. O Estado perdeu em 2003 10,4 mil km2 de cobertura florestal, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Segundo o governo do Estado, 4.000 km2 foram desmatados ilegalmente. "Porém, já vistoriamos quase todas as propriedades que fizeram [desmatamento] irregular e elas estão sendo multadas", afirmou o governador.
Desde 2000, o Estado tem um sistema pioneiro de licenciamento rural que usa imagens de satélite. Infrações podem ser detectadas em cada propriedade, o que facilita a fiscalização. Mas o sistema, que chegou a reduzir o desmatamento em quase 30% no Estado no início, não evitou a explosão do desflorestamento provocada pelos altos preços das commodities agrícolas em 2003.
Segundo Maggi, o desmatamento deve cair em 2004-2005 devido à queda nos preços. (CA)


Texto Anterior: Amazônia: Sistema indica avanço no desmatamento
Próximo Texto: Exploração: Brasileiro atinge o pólo Sul e se prepara para fazer coleta de gelo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.