São Paulo, sexta-feira, 03 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PALEONTOLOGIA

China tem planta florida mais antiga
Um grupo de pesquisadores da China e dos Estados Unidos descreve hoje os fósseis mais antigos e mais completos de plantas com flores já achados.
Os vestígios, descobertos na China, têm 125 milhões de anos e sugerem que esse tipo de planta (angiosperma) surgiu na água. O fóssil estudado tinha uma estrutura de caule muito frágil, exigindo que a planta estivesse envolvida por água para se sustentar.
Embora não tenha pétalas, os cientistas não têm dúvidas de que as plantas, que pertencem ao gênero Archaefructaceae, sejam floridas. Isso porque elas têm sementes em um fruto imaturo, traço que separa plantas com flores de outras que também têm sementes.
A descoberta é importante por fornecer pistas sobre como esses ancestrais hoje extintos evoluíram para formar as angiospermas modernas, que respondem por 90% das espécies de planta existentes. O estudo saiu na revista "Science". (DA REDAÇÃO)