São Paulo, segunda-feira, 03 de maio de 2010

Texto Anterior | Índice

Foco

BP "vai pagar a conta" do vazamento, diz Obama antes de sobrevoar golfo

Saul Loeb/Associated Press
Obama em frente a barco da guarda costeira que atua na contenção do derramamento

DA ASSOCIATED PRESS

O presidente dos EUA, Barack Obama, sobrevoou ontem de helicóptero áreas do golfo do México onde estão concentrados esforços para evitar o espalhamento do petróleo que vazou de uma plataforma na região. Em discurso no local, disse que a petrolífera BP é culpada pelo vazamento e "vai pagar a conta".
Antes de observar o trabalho de funcionários do governo e da empresa contra a mancha, Obama prometeu fazer tudo o que for "humanamente possível" para evitar que o acidente se agrave.
A reação ao vazamento pode ser crucial em termos políticos, já que a última catástrofe na região -a inundação de New Orleans causada pelo furacão Katrina, em 2005- causou abalo permanente na popularidade do então presidente, George W. Bush, criticado por não ter tomado as medidas corretas a tempo.
A atual secretária de Segurança Doméstica, Janet Napolitano, porém, rejeitou a comparação entre o acidente da BP e o Katrina "É uma total descaracterização", disse.
A mancha de óleo atingiu ontem 50 km de extensão, e boias e outros materiais de contenção disponíveis pouco puderam alterar seu fluxo. Uma proposta em debate para contê-la é a escavação de um poço para drenar o petróleo que vaza da reserva, o que levaria ao menos dois meses.


Texto Anterior: No Maranhão, docente recebeu "aúxílio de retorno das férias'
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.