UOL

São Paulo, terça-feira, 03 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE

Relatório recomenda exclusão de áreas em licitação

Exploração de petróleo pode afetar ecossistema na região de Abrolhos

DA REDAÇÃO

Uma das regiões de maior biodiversidade do oceano Atlântico pode ser afetada pela exploração de petróleo. Ambientalistas e cientistas afirmam que o banco dos Abrolhos, região incluída na Quinta Rodada de Licitações da ANP (Agência Nacional do Petróleo), é uma zona ecologicamente sensível, que deveria ficar de fora das concessões da agência.
O banco compreende 32 mil km2 de água rasa, com recifes de coral e manguezais, entre a Bahia e o Espírito Santo. Na região está o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, onde ocorrem espécies endêmicas. Aves, tartarugas e baleias também habitam o local.
Por fazer parte da bacia sedimentar do Espírito Santo, o banco foi incluído na licitação da ANP. Um estudo encomendado pela ONG Conservation International, no entanto, mostra que o banco é uma zona-tampão -ou seja, a exploração de petróleo ali pode afetar de maneira dramática o ecossistema marinho e os recifes.
O relatório pede a exclusão de 230 blocos de licitação dos 1.070 da Quinta Rodada. Amanhã, ambientalistas se reúnem com a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) para apresentar o estudo.
A ANP informou que não há blocos oferecidos em regiões de recife de coral, segundo um estudo de 1999. Segundo a agência, a seleção dos blocos tem participação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Texto Anterior: Geologia: Grupo busca sinais de geleira no Nordeste