UOL

BICHO ESQUISITO

Nova espécie, batizada "mistério", foi achada na região de Manaus

Peixe amazônico intriga zoólogos

Alberto César Araújo/Folha Imagem
Imagem mostra nova espécie de peixe da Amazônia, identificada por cientistas do Inpa

KÁTIA BRASIL
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

Cientistas do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) anunciaram anteontem a descoberta de uma nova espécie de peixe de água doce. Batizado provisoriamente de "mistério", o peixe parece uma colagem: a cabeça é semelhante à de uma traíra, o corpo longo parece o de uma enguia e a cauda achatada é igual à de um pirarucu.
O tamanho máximo da espécie é 15 cm. O peixe foi encontrado em lagos próximos de Manaus. "Mistério" é carnívoro e possui nadadeiras que lhe permitem fazer respiração aérea.
A descoberta dos pesquisadores Paulo Petry, Jansen Zuanon, Lúcia Rapp Py-Daniel e Mário de Pinna é considerada a maior dos últimos 150 anos no campo da zoologia aquática.
O estudo começou em 1997, quando uma pesquisadora coletou espécimes em amostras de camarões. "Esse material ficou dois anos guardado e, em 1999, o Petry começou a estudar a espécie como fauna acompanhante dos camarões", disse Zuanon. Em 2001 a equipe conseguiu localizá-lo, perto de Manaus.

Texto Anterior: Ambiente: Governo libera R$ 20 mi para a Amazônia