São Paulo, terça-feira, 03 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ curtas

Mar Morto

Israelenses e jordanianos deixaram de lado as diferenças na Rio +10 ao firmar um acordo para salvar o mar Morto, que está perdendo um metro de profundidade por ano. Os dois países vão construir uma tubulação de 300 km para trazer água do mar Vermelho para o lago salgado, que está perdendo seu conteúdo por causa dos projetos de irrigação que usam a água do rio Jordão, responsável por abastecê-lo.

Contra Israel

A polícia sul-africana usou jatos d'água para reprimir cem manifestantes pró-palestinos que tentaram impedir o ministro israelense de Relações Exteriores, Shimon Peres, de discursar numa faculdade em Johannesburgo. De acordo com os manifestantes, jovens judeus sul-africanos estariam colaborando com o exército de Israel na repressão aos palestinos.

Problema sexual

Os direitos sexuais se tornaram um pomo da discórdia no estabelecimento do texto final da Rio +10. Os delegados tiveram uma longa discussão sobre um parágrafo que estabelecia o direito à saúde sexual "em consonância com os valores religiosos e morais de cada cultura", o que apoiaria práticas como a mutilação do clitóris na África.

Ativistas fora

Um grupo de 12 membros do grupo ambientalista Greenpeace foi expulso da África do Sul ontem, após pagar uma multa de US$ 473. Os ativistas tinham invadido uma usina nuclear.


Texto Anterior: Mugabe, Nujoma e Chávez vão ao ataque
Próximo Texto: FHC pede que G-8 apóie Protocolo de Kyoto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.