São Paulo, quarta-feira, 03 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Físicos pedem órgão federal de supervisão

DA REPORTAGEM LOCAL

Dois pesquisadores do Departamento de Física da USP enviaram uma carta ao ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, sugerindo a criação de uma entidade para lidar com casos como o da denúncia de plágio.
Segundo a proposta, feita por Paulo Nussensveig e sua colega Renata Funchal, investigações internas às universidades enfrentam uma dificuldade inerente. "Denunciadores em geral são vistos com desconfiança por colegas", dizem. "Mas uma instituição só pode manter sua reputação ao reagir às alegações de má conduta."
Nussensveig também critica declarações de outros físicos que tentaram minimizar o caso do plágio na USP porque só partes não-cruciais do artigo teriam sido copiadas.
"Uma contagem de palavras revela que menos de 23% do texto do artigo [de Szanto e Carlin] na "Physical Review C" pode ser original." (RG)


Texto Anterior: USP engaveta investigação sobre plágio
Próximo Texto: Ministro promete queda "progressiva" no desmate
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.