São Paulo, sábado, 03 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VETERINÁRIA

Terapia gênica salva cães de câncer em pesquisa argentina

DA REPORTAGEM LOCAL

A terapia gênica, uma das grandes promessas médicas da biotecnologia, já é uma realidade para cães de estimação com câncer na Argentina. Pesquisadores liderados por Gerardo Claudio Glikin, da Universidade de Buenos Aires, criaram um protocolo que aumenta em cinco vezes a expectativa de vida dos bichos diante do melanoma maligno canino, uma forma devastadora de tumor.
"A progressão dessa doença é muito rápida, e o prognóstico é sempre ruim. Os animais costumam morrer 90 dias depois do diagnóstico", diz Glikin. "Já os cães que tratamos sobrevivem, em média, 15 meses. Não é uma cura, mas é uma forma de manter a doença controlada por muito tempo."
Um benefício colateral do uso da terapia gênica nos pacientes caninos, aposta Glikin, é o fato de que os bichos representam um modelo melhor do que acontece no organismo humano durante o câncer do que, por exemplo, os camundongos ou ratos, que são os animais de laboratório mais populares.
"Os cães apresentam naturalmente muitas das doenças que afetam seres humanos. Tratá-los poderia aumentar a velocidade com que as terapias chegam aos testes clínicos [com pessoas]. E nem precisamos criar nossos cães em laboratório -os pacientes chegam naturalmente até nós", diz Glikin.
Para enfrentar o câncer canino, que pode, por exemplo, manifestar-se na boca do animal, os pesquisadores usam uma abordagem engenhosa. Trata-se do uso dos chamados genes suicidas, os quais fazem com que o organismo recupere a capacidade de atacar o tumor que o afeta.
Um dos genes inseridos nas células tumorais corresponde ao que ativa o sistema de defesa do organismo numa infecção por vírus. Com isso, as defesas naturais do corpo "acordam" e conseguem enfrentar o câncer, matando o tumor. (RJL)


Texto Anterior: Grupo acha dino herbívoro gigante em SP
Próximo Texto: Paleontologia: Geólogo acham ninho de dinossauro na Índia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.