São Paulo, quarta-feira, 03 de novembro de 2004

Texto Anterior | Índice

EXPLORAÇÃO DE MARTE

Robôs tiraram mais fotos do solo do que todas as sondas anteriores

Jipes enviam 50.000ª imagem

JPL/Nasa
Imagem obtida pelo jipe Opportunity na cratera Endurance, em Meridiani Planum, Marte


DA REPORTAGEM LOCAL

Os jipes Spirit e Opportunity ultrapassaram no final da semana passada o marco da 50.000ª imagem enviada à Terra. As sondas robóticas da Nasa (agência espacial dos EUA) agora são recordistas absolutas na captação de paisagens marcianas -juntas, enviaram mais imagens da superfície do planeta vermelho do que todas as naves que pousaram lá anteriormente (Viking-1, Viking-2 e Mars Pathfinder, todas americanas).
E não é pela redundância que os jipes atingiram a marca, mas pela inédita mobilidade. "As imagens continuam a ser chocantes", diz Justin Maki, cientistas do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa). "Uma grande diferença com relação a outras missões de superfície marcianas é que os rovers continuam a nos mostrar novos lugares e novas paisagens."
A missão original deveria durar três meses, mas os robôs superaram em muito as expectativas mais conservadoras dos engenheiros. Ambos estão trabalhando na superfície de Marte (o Spirit na cratera Gusev, e o Opportunity em Meridiani Planum) desde janeiro. O projeto já deve duas extensões. A segunda começou há cerca de um mês. A expectativa da Nasa é que os robôs sigam funcionando até o ano que vem.


Texto Anterior: TV pifa nos EUA e põe satélites em alerta
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.