São Paulo, sexta-feira, 03 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPAÇO

Jipe acende debate sobre ETs

Marte deve ser visto como vivo, diz cientista

Divulgação Science
Pôr-do-sol em Meridiani Planum, Marte, pelo robô Opportunity

SALVADOR NOGUEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Embora não tenham detectado evidências diretas de seres vivos em Marte, os resultados obtidos pelos jipes robóticos da Nasa estão dando aos cientistas uma oportunidade de rever seus conceitos. Segundo Jeffrey Kargel, do Serviço Geológico dos EUA, os estudos marcianos hoje já devem partir do pressuposto de que Marte é um planeta com vida.
"Levando em conta o que sabemos, considerações de proteção planetária exigem a premissa de que vida marciana existe até que se prove o contrário. Todo cuidado possível precisa ser tomado para evitar contaminação cruzada entre Terra e Marte", escreveu o pesquisador num comentário que acompanha os 11 estudos publicados na revista "Science" (www.sciencemag.org) com resultados do jipe Opportunity.
A publicação esmiúça as descobertas feitas pelo robô americano em Meridiani Planum durante os primeiros 90 dias de sua missão, iniciada em janeiro. O Opportunity confirmou, com análises mineralógicas, que aquela região foi banhada por grande quantidade de água, num ambiente ácido, no passado remoto. Isso sugere que Marte foi habitável pelo menos em algum período de sua história.
Com a publicação, os resultados devem energizar a discussão na comunidade científica, que poderá comparar suas próprias análises às conclusões dos encarregados da missão. "Os resultados dos jipes irão moldar o futuro da exploração do planeta", afirma Paulo Antônio de Souza Júnior, físico da Cia. Vale do Rio Doce que participa do projeto da Nasa.

Texto Anterior: Gaúcho encontra avô dos dinos gigantes