São Paulo, sábado, 03 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Índice

MEDICINA

Francesa optou por cirurgia

Transplantada de rosto agradece aos médicos

DA ASSOCIATED PRESS

A francesa de 38 anos que recebeu o primeiro transplante de rosto do mundo disse "obrigada" aos médicos quando acordou da cirurgia e tem comido morangos e chocolate, disse em entrevista coletiva um dos chefes da equipe de cirurgiões responsável pelo procedimento, o também francês Bernard Devauchelle.
Ele afirmou que a paciente, desfigurada em maio por seu labrador de estimação, recuperou a consciência 24 horas após a operação, realizada no domingo.
"Não houve problemas de pós-operatório", disse o médico. "A paciente estava acordada na 24ª hora e, colocando o dedo no tubo de traqueostomia, sua primeira palavra foi "merci"."
Segundo Dubernard, que havia sido acusado de falta de ética por não ter optado por cirurgias de reconstituição antes do transplante, a operação foi feita por insistência da paciente. "Nós pegamos permissão dela várias vezes porque queríamos ter certeza de que ela entendia os riscos", disse, acrescentando que a reconstituição seria quase impossível no caso.


Texto Anterior: Arqueologia: Garimpo revela tesouro pré-histórico no PA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.