São Paulo, segunda-feira, 03 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIOTECNOLOGIA

Célula de tumor é mais "mole", diz pesquisa

DA REUTERS

As células de um tumor são até 70% mais moles do que as células sadias, segundo pesquisa publicada hoje na revista "Nature Nanotechnology".
A técnica usada na descoberta, baseada na nanotecnologia, poderá ser útil, também para o diagnóstico do próprio câncer.
Na pesquisa, feita na Universidade da Califórnia, foram usadas células de três tipos de câncer: pâncreas, seios e pulmão.
"A questão é que agora nós conseguimos sentir as células tumorais com essa tecnologia, o que poderá ser somado às análises genéticas e morfológicas que já são feitas", explica Jianyu Rao, um dos autores do estudo científico.
O equipamento utilizado pelos pesquisadores é o microscópio de força atômica, que consegue dar uma "puxada" no material biológico que se espalhou do tumor original e, com isso, identificar a consistência da amostra.
De acordo com os pesquisadores, a técnica poderá ser usada principalmente em fluídos de certas cavidades do corpo, onde os métodos existentes não enxergam a existência do câncer com precisão.
A estimativa é que 30% dos casos de câncer nessas condições não são diagnosticados de forma correta. O estudo identificou o mesmo grau de alteração nas células tumorais dos três tipos de câncer.

Aparência enganosa
"Você olha para dois tomates no supermercado e os dois são vermelhos. Um deles está ruim, mas ele parece normal", compara James Gimzewski, outro pesquisador que participou do trabalho.
"Se você pega os tomates na mão, fica claro qual está ruim. Nós fizemos a mesma coisa", compara.

Texto Anterior: Plano detalha o custo para zerar o desmatamento