UOL


São Paulo, terça-feira, 04 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Índice

Nasa recebeu os dados dos experimentos

DA REDAÇÃO

Mesmo com a desintegração do ônibus espacial Columbia sobre os céus do Texas, no sábado, muitos dividendos de sua missão exclusivamente científica no espaço poderão ser colhidos, informou ontem a Nasa (agência espacial dos EUA). Boa parte dos dados já havia sido enviada para a Terra.
"Felizmente, com a conexão de satélite que temos do orbitador [Columbia] para a Terra, fomos capazes de transmitir uma quantidade tremenda de dados da missão, em tempo real", afirmou Bill Readdy, da Nasa, um dos administradores do vôo.
Mais de 80 experimentos foram realizados durante os 16 dias da missão. Os sete astronautas mortos se revezaram em turnos de 12 horas, para monitorá-los durante todo o tempo disponível.
A Nasa deu destaque para as pesquisas de bordo com aplicações de interesse humano, como a que focalizava o crescimento de tumores de próstata (glândula do aparelho reprodutor masculino).
Outro experimento tinha por objetivo investigar formas mais eficientes de combustão, que produzam menos fuligem (um dos principais problemas da poluição atmosférica e das mortes que causa). Como parte da pesquisa, a tripulação do Columbia criou a chama mais fraca de que se tem notícia, cerca de 1/200 da produzida por um palito de fósforo.
O ônibus espacial acidentado também carregava vários experimentos planejados por estudantes de 12 anos ou mais, de países como EUA, Austrália, China, Israel, Japão e Liechtenstein.


Texto Anterior: ISS sofre maior abalo, mas não deve parar
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.