São Paulo, terça-feira, 04 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Genes explicam agressividade de tumores

DO ENVIADO A ÁGUAS DE LINDÓIA

O compositor Carlos Gomes morreu aos 62 anos de idade por causa de um câncer na garganta, diagnosticado só dois anos antes. Um tumor agressivo, entre o pescoço e a cabeça, também ceifou a vida de Giacomo Puccini, aos 66. Entre a descoberta da doença e a morte do músico se passou apenas um ano.
"Os tumores de cabeça e pescoço são os mais agressivos que existem", explica Eloiza da Silva, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Por causa disso, além de colecionar a causa mortis de pessoas famosas que tem a ver com o seu objeto de estudo, Silva tem uma outra missão nobre.
"Já conseguimos isolar sete fatores genéticos com grande potencial para explicar essa agressividade dos tumores de cabeça e pescoço", disse a cientista.
Para chegar aos candidatos foram analisados polimorfismos (regiões do genoma diferentes de um indivíduo para outro), expressões gênicas e também protéicas.
"Nosso banco de dados para esses tumores é o quarto maior do mundo", explica. Essa garimpagem genética começou em 2005.
Apesar de os cientistas ainda tentarem achar os responsáveis genéticos pela agressividade dos cânceres de cabeça e pescoço, o lado ambiental dessas doenças é simples. "O fumo e o álcool estão envolvidos com 90% dos casos", diz Silva. (EG)

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Seca na África barrou expansão humana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.