São Paulo, quinta-feira, 04 de novembro de 2004

Texto Anterior | Índice

FISIOLOGIA

Processo ocorre nas células

Bebê sobrevive a parto com autocanibalismo

CRISTINA AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Recém-nascidos viram canibais das próprias células para sobreviver durante as primeiras horas após o parto, sugere pesquisa publicada hoje na revista britânica "Nature" (www.nature.com).
O estudo, feito por um grupo de cientistas japoneses, mostra como os mamíferos promovem a autofagia durante o período que separa o nascimento (e o fim repentino da alimentação placentária) e as primeiras mamadas.
A autofagia ocorre quando uma célula consome estruturas que existem dentro dela. No caso dos recém-nascidos, a célula promove a quebra de proteínas em aminoácidos -uma das fontes de energia usadas pelo corpo de mamíferos, ao lado de gorduras e carboidratos, que podem também ser convertidos em moléculas de glicose pelo fígado.
Trabalhando com camundongos, os pesquisadores perceberam que o processo começa na primeira meia hora após o parto, especialmente no músculo do coração, no diafragma, nos alvéolos e na pele -tecidos que sofrem grandes mudanças após o nascimento- e diminui com a estabilização da alimentação láctea.
"Essa é a primeira vez que o processo é observado em mamíferos", explica a professora do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, Patrícia Gama.

Texto Anterior: Química: Ingleses recriam cosmético romano