São Paulo, sábado, 04 de novembro de 2006

Texto Anterior | Índice

CLIMA 2

Degradação de pântanos acelera aquecimento global

DA REUTERS

O ressecamento de pântanos tropicais de turfa (matéria orgânica compactada) é uma grande e desconhecida fonte de gases causadores do efeito estufa, afirma estudo da ONG Wetlands International, sustentada por 60 governos e 15 organizações ambientais. "As emissões anuais de carbono de terras pantanosas no Sudeste Asiático excedeu de longe as contribuições de combustíveis fósseis [para o aquecimento global]", disse Marcel Silvius, um dos líderes do estudo, que teve a colaboração do instituto de pesquisas hidrológicas Delft Hydraulics,da Holanda. "As perspectivas são alarmantes. O assunto tem sido negligenciado."
Segundo a ONG, o problema maior está mesmo concentrado na Ásia. Se a degradação de pântanos for levada em conta, a Indonésia, por exemplo, pularia do 21º lugar para o 3º na lista dos países que mais contribuem para o efeito estufa, perdendo apenas para EUA e China.
Outras áreas críticas onde ocorre degradação de pântanos de turfa são a Rússia e os Andes, afirmaram os pesquisadores.


Texto Anterior: Clima: Emissão de gases do efeito estufa bateu recorde em 2005
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.