São Paulo, sábado, 04 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA

Emissão de gases do efeito estufa bateu recorde em 2005

DA ASSOCIATED PRESS

A atmosfera terrestre está cada vez mais carregada de gases que contribuem para o aumento do efeito estufa. Informe feito ontem pela ONU (Organizações das Nações Unidas) mostra que as emissões de dióxido de carbono e óxidos nítricos bateram recordes em 2005. Para Geir Braathen, especialista em clima da agência que cuida desse tema na ONU, os índices não vão parar no recorde do ano passado e devem continuar subindo. "Não existe nenhum sinal de que elas [as taxas] vão começar a cair".
As concentrações de dióxido de carbono do ano passado subiram 0,5%, o que resulta em uma concentração de 379,1 partes por milhão do gás na atmosfera. O óxido nítrico teve uma alta de 0,19%. Os níveis de metano, outro gás que contribui para o efeito estufa, manteve-se estável, segundo a ONU. A partir desses dados, os cientistas calculam que exista hoje na atmosfera da Terra aproximadamente 35,4% mais dióxido de carbono do que havia no início do século 18, antes, portanto, da revolução industrial.


Texto Anterior: Amazônia tem 29 espécies ameaçadas em área crítica
Próximo Texto: Degradação de pântanos acelera aquecimento global
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.