São Paulo, terça-feira, 05 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GENÉTICA

Estudo mapeia as variedades de ratos nocivos ao homem

REUTERS

Para tentar entender como determinadas doenças transmitidas por roedores se espalharam ao redor do mundo no passado, cientistas foram atrás dos ratos. Eles são os grandes transmissores de doenças causadas por microrganismos.
Após a análise do material genético de 165 exemplares do rato comum (Rattus rattus), pesquisadores da Austrália conseguiram identificar seis tipos de linhagens desses animais, todas originárias da Ásia.
O Rattus rattus propriamente dito, uma das espécies mais comuns entre as 56 do gênero, conseguiu se espalhar pela África, Ásia, Austrália, Europa e América. Essa espécie foi a transmissora de epidemias como a de tifo e a de peste bubônica.
As outras seis variedades surgiram, respectivamente, na Índia, no Leste da Ásia, no Himalaia, na Tailândia, no delta do rio Mekong (Vietnã) e na Indonésia.
Apenas duas dessas famílias se espalharam bastante: a que surgiu na Índia há 20 mil anos, e a do Leste da Ásia, que começou a migrar há 3.500 anos.


Texto Anterior: Movimento da pupila antecipa momento da tomada de decisão
Próximo Texto: Espaço: Atlantis deve decolar na quinta-feira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.