São Paulo, quarta, 5 de agosto de 1998

Texto Anterior | Índice

Aspirina evita "dor' também em plantas

da "Reuters"

A aspirina é capaz de bloquear um processo químico dos vegetais que é muito semelhante à dor sentida pelos animais, segundo um estudo americano.
Pesquisadores da Universidade Estadual do Arizona (EUA) e do Instituto de Biologia Molecular de Plantas de Estrasburgo (França), publicaram a descoberta na revista norte-americana "Journal of Biological Chemistry".
Quando as plantas sofrem um dano físico, elas produzem ácido jasmônico, que estimula uma série de reações reparadoras no corpo do vegetal.
As aspirina impede a formação dessa substância em vegetais, e a reação ao dano não acontece.
Nos animais, a aspirina atua bloqueando a prostaglandina, tipo de droga que também é liberada após danos aos tecidos.
Apesar de reagirem aos traumas, as plantas não possuem células nervosas e é pouco provável que elas "sintam a dor". Os cientistas não sugeriram nenhum uso prático para a descoberta.

Texto Anterior | Índice