UOL

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

PALEONTOLOGIA

Associated Press
Peixes paulistinhas vermelhos, que receberam gene de coral

Crustáceo tem pênis mais velho já descoberto
Cientistas britânicos e norte-americanos acharam o mais antigo pênis preservado num crustáceo de meio centímetro que viveu há 425 milhões de anos. O Colymbosathon ecplecticos ("impressionante nadador de pênis grande", em grego) é uma minimaravilha fossilizada, com praticamente todos os órgãos, como estômago, antenas e brânquias, preservados junto com a casca. "Ele parece ter sido soterrado muito rapidamente em cinza vulcânica", diz o paleontólogo britânico David Siveter, 57, da Universidade de Leicester. A equipe traçou um retrato detalhado de toda a anatomia da criatura "fatiando" o fóssil, digitalizando cada camada e reconstruindo a imagem no computador. Por incrível que pareça, o crustáceo é quase idêntico a seus parentes modernos do grupo dos ostrácodes. "É uma visão única de um grupo importante de animais, muito abundante no registro fóssil", avalia Siveter. O estudo saiu na "Science" (www.sciencemag.org). (RJL)

Texto Anterior: Medicina: USP testa célula-tronco contra o diabetes
Próximo Texto: Biossegurança: Califórnia proíbe peixes transgênicos