São Paulo, domingo, 06 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SAIBA MAIS

Evolução fez cobras virarem fábrica de droga

DO EDITOR DE CIÊNCIA

Não há nada mais lógico do que procurar substâncias de interesse médico no veneno produzido por serpentes.
Diversos medicamentos já foram inspirados pela peçonha dos bichos, e não é difícil entender o porquê disso. Em resumo, pode-se dizer que Darwin explica.
É que milhões de anos de evolução moldaram o veneno das cobras para interagir de forma bastante específica com as moléculas presentes no organismo de suas vítimas.
Quando melhor a serpente manipular o corpo da presa via veneno, mais fácil será devorar o jantar. É por isso que certas substâncias da peçonha, por exemplo, fazem cair a pressão da vítima, enquanto outras bagunçam o sistema nervoso do bicho que foi picado.
Ora, em alguns casos pode ser do interesse do médico fazer coisas parecidas. Não é à toa que o Captopril, remédio contra pressão alta, foi desenvolvido a partir do veneno de jararacas por cientistas nos Estados Unidos.
Por tudo isso, é de esperar que novos medicamentos de valor venham da pesquisa com veneno de serpentes. (RJL)


Texto Anterior: Proteína de veneno de serpente destrói célula de tumor em teste
Próximo Texto: Glaciologia: Camada de gelo antártica cresce de baixo para cima, afirma estudo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.