São Paulo, sábado, 06 de maio de 2006

Texto Anterior | Índice

ASTRONOMIA

Original é tempestade gigante vermelha, "cartão-postal" do planeta

Hubble vê nova mancha em Júpiter

JOHN NOBLE WILFORD
DO "NEW YORK TIMES"

Ao longo dos últimos meses, os astrônomos têm acompanhado o surgimento de uma segunda mancha vermelha em Júpiter, que já tem um terço do diâmetro da marca registrada do planeta, a Grande Mancha Vermelha.
O telescópio Hubble captou a primeira imagem detalhada do fenômeno, que alguns observadores já chamam de Grande Mancha Júnior. Astrônomos no Instituto Científico do Telescópio Espacial, nos EUA, disseram que esta é a primeira vez que cientistas testemunham o nascimento dessas manchas ovais gigantescas, provavelmente resultantes de uma tempestade poderosa.
A Grande Mancha Vermelha já estava presente quando os primeiros telescópios foram apontados para o planeta, há 400 anos.
Embora a Grande Mancha Júnior seja menor, os astrônomos dizem que ela parecia ser tão brilhante quanto sua companheira grande nas imagens. Eles sugerem que a nova tempestade possa estar mais alta na atmosfera do que a mancha mais antiga.
Observações recentes, incluindo as fotos tiradas pelo Hubble nos dias 8 e 16 de abril, mostram que a mancha menor está flutuando para leste no hemisfério Sul joviano, e que a maior se desloca para oeste. Elas devem se cruzar no começo do mês de julho.
O espetáculo não era totalmente inesperado. Philip Marcus, pesquisador da Universidade da Califórnia em Berkeley, previu a ocorrência do fenômeno depois que três pequenas tempestades ovais foram vistas se fundindo de 1998 a 2000. As tempestades finalmente ficaram vermelhas -segundo alguns especialistas, devido a gases sugados de zonas mais profundas da atmosfera.
As fotos do planeta, divulgadas anteontem, não representam a cor real de Júpiter; elas foram feitas em luz visível e infravermelho próximo e sofreram contraste. As manchas são de fato vermelhas.


Texto Anterior: Inovação: Empresa faz analisador de DNA sem laser
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.