São Paulo, sexta-feira, 06 de junho de 2008

Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Supermicroscópio dobra alcance óptico

Instrumento criado por pesquisadores dos EUA e da Alemanha pode mapear estruturas no interior de células em 3-D

Nova técnica revela objetos com largura de um fio de cabelo dividida por 500; invenção deve chegar ao mercado no ano que vem

Lothar Schermelleh/Peter Carlton
Mapeamento tridimensional de um núcleo celular de mamífero

Um nova tecnologia para microscópios permite dobrar a resolução desses equipamentos e, com isso, os cientistas conseguem enxergar estruturas de cerca de 100 nanômetros, a largura de um fio de cabelo dividida por 500. De quebra, a nova técnica ainda permite produzir imagens de alta resolução multicoloridas e tridimensionais, que revelam detalhes de células humanas nunca vistos por equipamentos convencionais.
A invenção é apresentada hoje por Lothar Schermelleh, da Universidade Ludwig Maximilians, em Munique (Alemanha), e seus colegas em estudo na revista americana "Science" (www.sciencemag.org). Os cientistas divulgaram com o estudo um mapeamento 3-D do núcleo de uma célula.
O equipamento descrito é um microscópio de fluorescência -que marca as amostras com moléculas de flúor. O novo método de ampliação foi batizado de "microscopia tridimensional de iluminação estruturada" (3D-SIM). Uma das inovações da técnica é que os objetos a serem observados recebem uma iluminação de três feixes de luz.
Com uma fonte de iluminação mais controlada, as informações da imagem são preservadas com uma resolução mais alta, e esses "dados extras" podem ser decodificados para reconstruir detalhes específicos.
Uma limitação essencial na microscopia óptica hoje é a baixa resolução em relação à escala das estruturas celulares. Os melhores microscópios ópticos têm resolução suficiente para ampliar objetos que têm entre 200 e 300 nanômetros.
De acordo com Heinrich Leonhardt, também da Universidade Ludwig Maximilians, o instrumento será importante principalmente no estudo da "arquitetura das células".
"Muitas estruturas celulares não podem ser estudadas com o microscópio óptico convencional porque elas são menores do que o limite da resolução", afirmou o pesquisador à Folha.
Microscópios eletrônicos -que iluminam a amostra com feixes de elétrons em vez de luz- são muito mais poderosos, mas não permitem a observação de material vivo.

Preço sob consulta
Na opinião de Leonhardt, o novo microscópio óptico, que ainda não está no mercado, "abre um novo mundo de possibilidades". "Agora, finas e complexas estruturas macromoleculares podem ser estudadas diretamente. E é a combinação da alta resolução e de se obter imagens multicoloridas e em 3-D que torna esse microscópio único e tão valioso para a biologia celular", diz.
Além de ajudar nas pesquisas biomédicas ("você só consegue estudar aquilo que vê ou mede", afirmou Leonhardt), o equipamento pode ser útil na investigação de mudanças durante o desenvolvimento e envelhecimento celular e também em casos de doenças.
O novo microscópio deve chegar ao mercado no próximo ano. O valor estimado dos primeiros exemplares do equipamento, entretanto, não foi divulgado. Os inventores afirmam que o novo microscópio não é mais difícil de manusear que o convencional. (AFRA BALAZINA E RAFAEL GARCIA)