São Paulo, sábado, 06 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rússia quer liderar missão humana a Marte

DA REDAÇÃO

Representantes da Rosaviakosmos (a agência espacial russa) anunciaram ontem a intenção de liderar um projeto de cooperação para levar uma tripulação de seis astronautas a Marte até o ano 2015.
Segundo os russos, tanto representantes da Nasa (agência espacial americana) quanto da ESA (sua equivalente européia) se interessaram pela proposta, mas ainda não há nenhum acordo fechado entre as partes.
Foi de um modelo de projeto similar, mas encabeçado pelos EUA, que a construção da ISS (Estação Espacial Internacional) foi iniciada. Segundo os russos, a construção e operação da missão tripulada marciana, que envolveria duas naves e uma viagem de cerca de 400 dias, custaria cerca de US$ 20 bilhões -a mesma estimativa inicial feita para a ISS, em 1988. Cálculos para o custo do complexo orbital hoje em dia ficam em pelo menos US$ 96 bilhões.
A Rússia se propõe a arcar com 30% dos custos totais da missão marciana.


Com Associated Press


Texto Anterior: Espaço: Dupla descobre traço de possível planeta-bebê numa estrela jovem
Próximo Texto: Panorâmica - Amazônia: Encontro revê teses sobre carbono
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.