São Paulo, quinta-feira, 06 de julho de 2006

Texto Anterior | Índice

Espuma solta não causou dano a ônibus espacial, afirma agência

Pedaços de isolante do tanque do Discovery se desprenderam na decolagem

DA FRANCE PRESSE

O ônibus espacial Discovery, lançado anteontem, parece não ter sido avariado pelos pedaços de espuma que se soltaram de seu tanque de combustível, afirmou ontem a Nasa (agência espacial americana).
"Temos um veículo em muito bom estado", declarou Tony Ceccacci, diretor de vôo do Discovery. Imagens de vídeo da decolagem mostraram pequenos fragmentos de espuma se desprendendo do tanque e atingindo a nave. Ontem, os sete astronautas a bordo do ônibus espacial passaram sete horas inspecionando o escudo térmico do veículo, com a ajuda de câmeras e um braço robótico, para assegurar que não houve dano.
Tanta preocupação se deve ao fato de que foi justamente um pedaço de espuma isolante que danificou o escudo térmico do ônibus espacial Columbia, em 2003, fazendo com que a nave se desintegrasse na reentrada na atmosfera da Terra.
O Discovery deve se atracar hoje à Estação Espacial Internacional para levar suprimentos e um terceiro tripulante, o alemão Thomas Reiter.


Texto Anterior: Câncer: Mutação ajuda a detectar tumor raro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.