São Paulo, quinta-feira, 06 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CÂNCER

Mutação ajuda a detectar tumor raro

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma pesquisa internacional sobre câncer hereditário identificou uma mutação que implica 80% de risco de desenvolver tumor no intestino delgado. No estudo estatístico envolvendo 55 instituições de diversos países, cientistas foram capazes de apontar um trecho do gene MSH2 como o local de alterações causadoras de tumores do gênero em portadores da chamada síndrome do câncer de intestino hereditária.
"Como o câncer no intestino delgado é muito raro, temos obrigação de verificar se é hereditário e ir atrás da família do paciente", diz Benedito Rossi, do Hospital do Câncer (SP), co-autor do estudo.
Mutações no MSH2 já eram alvo de atenção porque proteínas codificadas pelo gene fazem um "controle de qualidade" da divisão celular. Segundo Rossi, a descoberta ajudará a monitorar o risco e a obter diagnóstico precoce.

Texto Anterior: "Guarda-sol" poderá revelar novas Terras