São Paulo, sexta-feira, 06 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA

Crítico de Bush será assessor de Brown

DA REDAÇÃO

Um dos mais estridentes críticos da política climática de George W. Bush acaba de ser indicado para assessorar o novo premiê britânico, Gordon Brown, em assuntos relativos à mudança do clima.
O britânico (naturalizado americano) Robert Watson, ex-cientista-chefe do Banco Mundial, deve assumir em setembro o posto de cientista-chefe do Departamento de Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido, o Defra.
Watson foi presidente do IPCC, o painel do clima da ONU, até 2002. Era conhecido por suas declarações fortes sobre a urgência da crise climática. Naquele ano, a administração Bush resolveu não apoiar sua reeleição para o painel, após ter recebido um memorando da empresa petrolífera Exxon pedindo o afastamento do cientista.
"Eles quiseram matar o mensageiro", declarou Watson à Folha na época.
Sua nomeação, segundo o jornal "The Independent", é mais um sinal de que o governo Brown está buscando se distanciar da administração Bush.


Texto Anterior: Mulher não fala mais do que homem, diz estudo
Próximo Texto: Política científica: Ciência precisa ter aplicação, diz presidente eleito da SBPC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.