São Paulo, domingo, 06 de agosto de 2000

Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

em breve

Internet
Cientistas da Universidade de Notre Dame, EUA, descobriram que a estrutura da Internet permite que um ataque a determinados servidores seja capaz de causar uma pane geral da rede, fragmentando-a em pequenos núcleos isolados. Isso ocorre porque a rede tem um número de conexões variável em cada servidor. Se servidores com muitas conexões sofrem ataque, a rede pode falhar.

Engenharia genética
Cientistas da Universidade Estadual de Michigan (EUA) desenvolveram um mosquito transgênico que contém o gene de uma proteína bactericida. Esse gene, ativado pela ingestão do sangue, produz proteína que é capaz de inibir o crescimento de microrganismos. Dessa maneira, o mosquito seria incapaz de transmitir doenças. O estudo foi publicado na revista "PNAS" (Proceedings of the National Academy of Sciences).

Medicina
O segredo mortal do Ebola foi desvendado: uma proteína que permite ao vírus romper a parede dos vasos sanguíneos, causando hemorragias externas e internas e levando à morte na maioria dos casos. A descoberta, feita pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, ajuda a entender o mecanismo de ação do vírus, oferecendo alvo para pesquisas de medicamentos e vacinas contra a doença.

Lançamento
Uma Célula Renegada
158 págs. R$ 22,00 Robert A. Weinberg. Editora Rocco (rua Rodrigo Silva, 26, 5º andar, Rio de Janeiro, RJ. Tel. 0/xx/ 21/ 507-2000).
Direcionada para o público geral, a obra sintetiza as mais importantes informações sobre câncer, analisando sua perspectiva histórica e a evolução do conhecimento sobre a doença.

Texto Anterior: Nervos em curto-circuito