São Paulo, quinta-feira, 06 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GENÉTICA

Método novo faz grande mapa da estrutura do HIV

DA REUTERS

Uma nova técnica de pesquisa permitiu aos cientistas, pela primeira vez, decodificar todo o mapa genético do HIV, vírus que causa a Aids.
Os métodos anteriores mapeavam o RNA com precisão, mas apenas pequenas partes por vez. O novo método químico, ao contrário, mostra o formato do RNA como um todo, como se fosse uma visão "de cima". O HIV, assim como o influenza e outros vírus, usa RNA e não DNA em sua estrutura.
A técnica pode levar a novos tratamentos para a Aids e ajudar inclusive no controle de doenças como a gripe.
"Nós esperamos que essa descoberta abra novas oportunidades para o desenvolvimento de drogas", disse Kevin Weeks, da Universidade da Carolina do Norte e líder da pesquisa, publicada hoje na revista "Nature".
Existe atualmente no mercado mais de 20 drogas contra o vírus HIV. Além disso, várias cepas do vírus influenza são resistentes a antivirais antigos. A mutação desse tipo de vírus, como está sendo visto agora com a pandemia de gripe, torna complicado o controle dessas doenças.
Mas, segundo Week, é possível, agora, pensar em novas abordagens. "Ficará mais fácil desenhar formas de interferir com mais precisão no RNA [viral]", disse.
Empresas farmacêuticas já estudam o novo método.

Texto Anterior: No Brasil, máquina vai medir o Sol