São Paulo, quinta-feira, 06 de agosto de 2009

Texto Anterior | Índice

COMPORTAMENTO ANIMAL

Gralha usa pedra como arma para capturar minhocas

STEVE CONNOR
DO "INDEPENDENT"

A ciência parece ter tornado realidade uma das fábulas do grego Esopo, na qual um corvo consegue matar sua sede num bebedouro quase vazio fazendo o nível d'água subir com a ajuda de pedrinhas que ele jogava lá dentro. Pesquisadores britânicos mostraram que gralhas, parentes próximos do corvo da história, são capazes do mesmo truque -tudo para capturar minhocas dentro d'água.
O feito ocorreu em laboratório e foi relatado por Christopher Bird, da Universidade de Cambridge, e Nathan Emery, da Universidade Queen Mary de Londres, em artigo na revista científica "Current Biology".
Um quarteto de gralhas - batizados de Cook, Fry, Connely e Monroe- descobriu que era capaz de fazer subir o nível de água de um recipiente transparente colocando pedras dentro dele. O único outro animal que conseguiu realizar tarefa parecida foi um orangotango -nesse caso, para conseguir pegar um amendoim dentro d'água.
Para os pesquisadores, isso mostra que corvídeos (como gralhas e corvos) e grandes macacos estão praticamente empatados em suas habilidades de uso de ferramentas. "A performance dos corvos é igual ou superior à dos grandes macacos", afirma Emery.

Texto Anterior: Genética: Método novo faz grande mapa da estrutura do HIV