São Paulo, sexta-feira, 06 de outubro de 2006

Texto Anterior | Índice

BIOTECNOLOGIA

Fundação vai premiar genoma rápido e barato

DA REUTERES

A Fundação Prêmio X, entidade que já promoveu uma corrida pela construção da 1ª espaçonave comercial, anunciou nesta semana um prêmio de U$ 10 milhões para quem criar um método barato e rápido de seqüenciar o genoma humano. Para ganhar a bolada, o vencedor terá de ser capaz de soletrar o DNA de cem pessoas em dez dias.
Apesar de genomas de alguns poucos indivíduos já terem sido seqüenciados -tanto pela iniciativa privada quanto pela pública- isso ainda consome muito tempo e dinheiro. A intenção agora é impulsionar uma tecnologia que torne o seqüenciamento de genoma uma ferramenta médica acessível.
A fundação dá ainda um bônus de US$ 1 milhão para quem mapear genomas de uma lista de filantropos que inclui milionários como Paul Allen, co-fundador da Microsoft, e Larry Page, criador do Google.


Texto Anterior: Repelente de adolescentes leva Ig Nobel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.