São Paulo, quinta-feira, 07 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA AMBIENTAL

Navio japonês bate em barco de ONG defensora das baleias

Associated Press
Barco do Sea Shepherd colide com embarcação baleeira

DA FRANCE PRESSE

Um barco futurista usado pelos ambientalistas da ONG Sea Shepherd para atrapalhar atividades de navios baleeiros japoneses sofreu uma colisão em sua primeira missão nos mares da Antártida. A embarcação perdeu um pedaço de três metros de sua proa, afirmou a ONG, e apesar de ainda estar flutuando a tripulação foi removida. Os seis ativistas, que estavam lançando bombas de mau cheiro nos navios japoneses, saíram sem ferimentos.
A ONG culpa os japoneses pelo incidente. "O Shonan Maru 2 [barco japonês] de repente tomou impulso e atingiu deliberadamente o Ady Gil [a embarcação do Sea Shepherd]", diz um comunicado dos ambientalistas.
A Agência de Pesca do Japão, no entanto, afirmou que o Ady Gil chegou perto demais do Shonan Maru e subitamente diminuiu a velocidade quando estava passando na frente dele. "Esses atos de sabotagem, que ameaçam os barcos e a tripulação baleeira de nosso país, são extremamente perigosos. É algo imperdoável", declarou a agência pesqueira. Não houve danos do lado japonês.
Os ativistas do Sea Shepherd têm atrapalhado as atividades da frota japonesa nas seis últimas estações de caça e afirmam ter salvado a vida de centenas de baleias. Paul Watson, capitão do Steve Irwin, um dos barcos da ONG, além de porta-voz do grupo, disse que os confrontos tinham se transformado "numa guerra baleeira".
"Se eles pensam que vamos recuar diante do extremismo deles, estão muito enganados", afirmou Watson.


Texto Anterior: Planeta de tipo terrestre emagreceu, diz astrofísico
Próximo Texto: Presos climáticos: Polícia dinamarquesa liberta ambientalistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.