São Paulo, quinta-feira, 07 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atlantis decola hoje e leva laboratório à ISS

Módulo Columbus será nova unidade da estação

DA REUTERS

O ônibus espacial Atlantis, da Nasa (agência espacial dos EUA) deve decolar hoje à tarde rumo à ISS (Estação Espacial Internacional) levando um novo módulo para continuar a construção do complexo orbital. O laboratório Columbus é a primeira unidade de pesquisa permanente da ESA (Agência Espacial Européia) a ser acoplada à ISS.
O lançamento do Atlantis está marcado para as 17h45 (horário de Brasília), mas ainda está sujeito à confirmação em cima da hora. Meteorologistas afirmam que há 40% de risco de uma frente fria que se aproxima de Cabo Canaveral, na Flórida, forçar o adiamento da missão em alguns dias.
A entrega do Columbus à ISS, na verdade, já está atrasada. Originalmente marcada para dezembro do ano passado, a missão foi abortada depois de ter sido detectado um potencial problema na mecânica de controle do motor da espaçonave.
O atraso obrigará o astronauta Leopold Eyharts, que ficará na estação espacial após o Atlantis voltar, a apressar seus trabalhos. É ele quem organizará a instalação do Columbus antes do ônibus espacial seguinte chegar à ISS, em março.
"Foi um aperto, mas é preciso levar em conta que a equipe que está à bordo agora [na ISS] já começou a fazer sua parte", diz Eyharts.
Essa é uma das últimas viagens de um ônibus espacial da frota que será aposentada em 2010. Há mais 13 vôos programados, 12 deles para a construção da ISS e um para consertar o Telescópio Espacial Hubble.

Texto Anterior: Grupo quer diminuir a Amazônia Legal
Próximo Texto: Genética: Piolhos migraram com os seres humanos desde a África
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.