São Paulo, sexta-feira, 07 de julho de 2006

Texto Anterior | Índice

PALEONTOLOGIA

Mamutes podem ter tido pêlo "loiro", sugere análise de DNA

DA REDAÇÃO

O mamífero-símbolo da Idade do Gelo provavelmente tinha dois tipos de pelagem: castanho-escuro e loiro. A inferência vem diretamente do DNA do mamute-lanoso (Mammuthus primigenius), de exemplares mortos há 43 mil anos na Sibéria. É uma das primeiras vezes em que os genes de um bicho extinto dão pistas sobre características suas em vida.
Muitos cadáveres de mamute foram encontrados em bom estado de preservação, inclusive com pêlos, mas sempre se considerou que não era possível dizer com certeza a cor deles em vida. Holger Römpler e seus colegas da Universidade de Leipzig (Alemanha) conseguiram extrair de um dos bichos o gene Mclr, já reconhecidamente ligado a diferenças de pelagem em roedores.
Ao procurar a mesma seqüência em outros mamutes, eles descobriram que o gene tinha duas versões: uma totalmente ativa e outra apenas parcialmente funcional. Assim, a primeira provavelmente produziria mamutes de pêlo escuro, enquanto a segunda geraria paquidermes de pêlo claro.


Texto Anterior: Conivência de índios atrapalha a fiscalização
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.