São Paulo, sábado, 07 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EXPLORAÇÃO

Ex-militar de 58 anos quer romper barreira do som e quebrar outros três recordes com salto sobre o Canadá

Francês vai pular de 40 km de pára-quedas

DA REDAÇÃO

O ex-militar francês Michel Fournier, 58, quer ser o primeiro ser humano a quebrar a barreira do som sem a ajuda de um avião. Ele vai pular de pára-quedas de uma altura de 40 mil metros, de acordo com a rede BBC. Fournier pretende fazer seu histórico salto amanhã, acima da Província de Saskatchewan, no Canadá.
A intenção do aventureiro, patrocinado por empresas francesas, é quebrar quatro recordes de uma só vez: maior altitude em queda livre, maior altitude de vôo em balão, tempo de queda livre e velocidade em queda livre -espera-se que ele atinja 1.700 km/h, enquanto a velocidade do som é de 1.200 km/h.
Para chegar à altitude escolhida, o ex-coronel e pára-quedista do Exército francês receberá tratamento de astronauta: um balão de hélio de quase uma tonelada subirá com uma cápsula de metal de 3 m de altura. Fournier usará um traje pressurizado feito com base no utilizado por astronautas, tudo para suportar a baixa pressão atmosférica a 40 km de altura.
Calcula-se que ele leve seis minutos e meio em queda livre antes da abrir o pára-quedas, a cerca de 800 metros do chão. O primeiro desafio vai ser conseguir chegar até o ponto do salto, já que nenhum balão chegou a essa altura.
"É impressionante que alguém se sinta preparado para fazer isso", disse Hannah Cameron, da empresa que fabricou o balão. "Tivemos de desenvolver um novo sistema de encaixe, porque as dobras do balão simplesmente se descolariam por causa do frio que faz lá em cima."
Fournier está à espera das condições ideais para o salto neste fim de semana, de acordo com sua equipe de apoio. Embora seja o recordista francês de queda livre e um atleta, especialistas dizem que não há como prever o que acontecerá com seu corpo na queda.


Texto Anterior: Astronáutica: Brasil lança estudos de microgravidade
Próximo Texto: Panorâmica - Astronomia: Meteoro passa perto do chão na Austrália
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.