São Paulo, sábado, 08 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE

Preparação da Rio +10 afunda na Indonésia

DA REUTERS

Fracassou a tentativa de ministros do Ambiente do mundo inteiro de fechar um plano de ação para a Rio +10, conferência da ONU para o ambiente e o desenvolvimento sustentável que começa em agosto em Johannesburgo, na África do Sul.
A última reunião preparatória para o encontro acabou ontem em Bali, Indonésia, do mesmo jeito que começou: sem nenhuma proposta concreta para implementar os compromissos de combate à pobreza e preservação ambiental definidos dez anos atrás pela Eco-92, no Rio.
Ambientalistas acusaram os países ricos, liderados pelos Estados Unidos, de não querer adotar metas para ação, especialmente em relação à ajuda econômica ao Terceiro Mundo, e de querer retroceder em temas já definidos pela conferência de 1992.
"A reunião colapsou", disse Marcelo Furtado, do Greenpeace. "Apesar de terem sido duas semanas perdidas, conseguimos evitar que fosse aprovado um documento muito ruim para a discussão em Johannesburgo."
"Os EUA poderiam ter vindo de Marte, dada a sua preocupação com o ambiente", disse Daniel Mitter, da ONG Amigos da Terra.



Texto Anterior: Estudo analisa genes ativos na planta
Próximo Texto: Espaço: Ônibus espacial leva novos tripulantes para estação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.