São Paulo, terça-feira, 08 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EVOLUÇÃO


Grupo recria "gene ancestral" de vertebrados

DA REDAÇÃO

Os cientistas postulam há tempos que muitos genes existentes hoje são resultado da multiplicação de um só gene ancestral, que depois se modificou para assumir várias funções. Petr Tvrdik e Mario Capecchi, da Universidade de Utah (Estados Unidos), deram uma prova impressionante de como esse processo pode ter ocorrido ao revertê-lo, "recriando" o que poderia ser um desses genes primitivos.
A dupla estudou os genes Hox, responsáveis pela organização do padrão corporal dos vertebrados, informa a versão on-line da revista "New Scientist". Como o DNA dos vertebrados sofreu uma quadruplicação há 500 milhões de anos, esses genes passaram de 13 para 52 (hoje, só 39 são funcionais em mamíferos).
Dois desses genes Hox ajudam no desenvolvimento do cérebro, mas em áreas e momentos diferentes. Os cientistas colaram parte de um desses genes no outro e viram, em camundongos, que o gene "reconstruído" conseguia fazer o serviço de ambos.


Texto Anterior: Risco para humanos ainda é matéria controversa, dizem especialistas da área
Próximo Texto: Perigo invisível
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.